O que é Incontinência Urinária?
Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. É um problema comum e muitas vezes constrangedor, afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias.
A incontinência pode ocorrer em homens e mulheres, em qualquer idade, mas é mais comum entre as mulheres, tendo três vezes mais chances de sofrerem incontinência urinária, principalmente em razão do esforço físico causado pela gestação e por uma queda nos níveis de estrogênio depois da menopausa.
Entre os idosos, afeta cerca de 30% das idosas e 15% dos idosos. Embora a incontinência seja mais comum entre eles, não é uma parte normal do envelhecimento.
A perda involuntária de urina é uma condição constrangedora e tem consequências na qualidade de vida, causando muitas vezes um afastamento do convívio social e frustrações psicossociais. Em virtude do medo de algum "acidente", muitas pessoas evitam a prática de esportes e atividades sociais.
Até mesmo atos corriqueiros como tossir, espirrar ou dar risada pode acarretar em uma perda de urina e colocar o incontinente em uma situação desconfortável.
Sistema de Controle Urinário
Os rins produzem constantemente urina, que é armazenada na bexiga. A parte mais baixa da bexiga está circundada por um músculo (o esfíncter urinário) que permanece contraído para manter fechado o canal que leva a urina para fora do corpo (a uretra), de modo que a urina fica retida no interior da bexiga até que ela encha.
Quando a bexiga enche, estímulos são transmitidos ao cérebro e o indivíduo toma consciência da necessidade de urinar. Ele pode então, de modo consciente e voluntário, decidir se irá urinar. Quando a decisão tomada é a de urinar, o músculo do esfíncter relaxa, permitindo que a urina flua através da uretra ao mesmo tempo em que os músculos da bexiga (músculo detrusor) contraem para empurrar a urina para fora.
Esta força de expulsão pode ser aumentada com a contração dos músculos da parede abdominal e do assoalho pélvico para aumentar a pressão sobre a bexiga.
O processo completo de retenção e liberação da urina (micção) é complexo e a capacidade de controlar a micção pode ser comprometida em diferentes etapas do processo devido a várias anormalidades. O resultado dessas anormalidades é a incontinência urinária (perda de controle).
Tipos de Incontinência Urinária feminina
Incontinência por esforço
- Escape de urina, habitualmente em pequenos jatos, causado pelo aumento da pressão abdominal, o qual ocorre quando o indivíduo tosse, ri, faz força, espirra ou levanta um objeto pesado.
Incontinência de urgência
- Incapacidade de postergar a micção por mais que alguns minutos após sentir a necessidade de urinar.
Incontinência por transbordamento
- Acúmulo de urina na bexiga que se torna muito grande para que o esfíncter urinário consiga reter. A urina escapa intermitentemente, frequentemente sem sensação da bexiga cheia.
Incontinência total
- Escape contínuo, pois o esfíncter urinário não fecha.
Incontinência mista
- Combinação de mais de um tipo de incontinência.
Tratamento Não-Cirúrgico para incontinência urinária feminina
O Centro Íntimo da Mulher oferece uma série de tratamentos e procedimentos desenvolvidos com o propósito de solucionar as questões relativas à saúde íntima da mulher, proporcionando melhorias na saúde física e emocional.
Não se trata de mera vaidade.
É o desejo de se sentir bem com o corpo, o que melhora muito a autoestima da mulher.
Conheça o Thermiva:
REJUVENESCIMENTO VAGINAL (CÉLULAS-TRONCO)
Uma novidade tecnológica premiada pela Aesthetic Industry Awards como o Melhor Equipamento para Rejuvenescimento Vaginal, o qual revolucionará os procedimentos estéticos-funcionais da área ginecológica no Brasil.
INDICAÇÃO:
BEXIGA :
Incontinência Urinária aos esforços
Urgi Incontinência (Urgência para urinar)
Bexiga Hiperativa
Cistocele de Grau leve e Moderada (Bexiga Caída)
Retocele: queda do intestino grau moderado
O tratamento é divido em 3 sessões de 20 a 30 minutos, com intervalo de 30 dias para cada sessão.
Conheça o O-SHOT
O PRP (Plasma Rico em plaquetas) chegou como método inovador, seguro para minimizar os problemas da intimidade da mulher. Utiliza o próprio plasma da paciente conhecido como células tronco.
O PRP trata a incontinência urinária de esforço ou urgi incontinência. Evita o uso de medicamentos, hormônios e cirurgia.
Como funciona: Procedimento não cirúrgico em consultório, sem contra indicações, sem dor e sem período de recuperação. As plaquetas são ricas em fatores de crescimento que vão permitir a revitalização, regeneração dos tecidos e ativando todo o sistema ginecológico e sexual da mulher.
Indicações:
Incontinência Urinária (de esforço ou urgi incontinência)
Falta de Libido;
Disfunções de orgasmo;
Dor na relação sexual;
Atrofia e ressecamento vaginal;
Efeitos apartir da 2ª / 3ª semana chegando ao ápice em 3 meses.
Fale com o Dr. João Brito Jaenisch, o profissional que irá lhe ajudar com todo profissionalismo e discrição.
Ao identificar os sintomas, busque um profissional !
Centro Clínico Mãe de Deus