Fumar cigarro, além de fazer extremamente mal a sua saúde e ainda causar a incidência de diversos tipos de câncer, também causa danos a sua pele, acelerando o surgimento de sinais de envelhecimento, como manchas e rugas, e estimulando a flacidez, entre outros malefícios.
O Centro Íntimo da Mulher, do Doutor João Brito Jaenisch, lista os principais efeitos do tabagismo na aparência, no sentido de ajudar as fumantes a repensar este hábito.
Entenda porque o cigarro faz mal a sua pele:
Rica em toxinas, cerca de 4.700 partículas por tragada, sem contar outras substâncias maléficas a saúde, como a nicotina, o cigarro causa inúmeras agressões a sua pele. As consequências se tornam visíveis principalmente na região do rosto, onde a pele já é naturalmente mais fina. Isto se dá em razão das diversas substâncias presentes no cigarro que promovem o aumento na produção de radicais livres, que danificam a pele e aceleram o envelhecimento cutâneo.
Os efeitos do tabagismo para a aparência e saúde de sua pele:
Um dos efeitos mais comuns do cigarro é a perda do colágeno natural da pele, que acaba se tornando mais flácida e com menos tônus. Outro efeito é o surgimento de rugas e linhas de expressão próximos a boca, devido ao movimento de tragar que, com o tempo, reduz a elasticidade e força da área. Outro efeito que causa bastante incômodo é o aumento na incidência de manchas, que tornam o tom da pele irregular, levemente acinzentado e opaco.
Importante lembrar que a maior barreira do nosso corpo é a pele, então, uma das melhores maneiras de investir em sua saúde e na sua pele é parando de fumar e praticando bons hábitos.
Quer saber mais ?
O Dr. João Brito Jaenisch comenta sobre a estética facial e sobre novos tratamentos neste vídeo.